P√°gina inicial  

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
 
 
 
Tarum„

O Tarumã (Vitex montevidensis) também conhecido como azeitona do mato, tem nome de origem Tupi-guarani, que significa “fruta escura de fazer vinho”. Provavelmente os frutos eram utilizados pelos indígenas para fazer algum tipo de bebida fermentada.

As suas flores são melíferas. Os frutos são comestíveis, tendo um gosto adocicado, podendo ser consumidos in-natura ou usados para fazer doces tipo “goiabada” ou licores. Também são muito procurados e apreciados por macacos, pássaros e outras espécies da fauna. Chegam a ser usados até como isca para pescaria. Na medicina popular, as folhas em infusão são usadas como diurético e depurativo do sangue.

O tarumã é pouco calórico, não sendo considerado uma boa fonte de energia. Os teores dos minerais potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo são mais elevados que os de frutos mais comumente consumidos pela população brasileira (a maçã, o pêssego, a pêra, o morango e o abacaxi). Entretanto, a quantidade encontrada nesse fruto, não supre as necessidades diárias recomendadas desses minerais para adultos.

Também conhecido como cinco-folhas, é um ótimo depurativo do sangueDiurético, é indicado no combate de reumatismos, sífilis, dermatoses, atonia e disfunção do aparelho digestivo; também é usado no combate da pressão alta. A raiz é tônica e febrífuga, e é usada contra inflamações da bexiga e do útero, além de diversas doenças da pele.  As frutas são comestíveis e utilizada para as mesmas doenças. 

Época de coleta de sementes: fevereiro a março.
Fruto: baga marrom escura, arredondada, com uma única semente no seu interior, possuindo aproximadamente 2cm de diâmetro.
Flor: branca rosada. 

Teores de minerais do tarumã (Vitex cymosa Bert.), expressos em mg/100g, em amostra integral

         Macroelementos
Cálcio                        6,50
Magnésio                   9,76
Fósforo                      21,14
Potássio                    287,80
Sódio                        0,51

         Microelementos
Ferro                          0,43
Manganês                  0,07
Zinco                         0,15
Cobre                        0,06

Fonte: EMBRAPA – Laboratório de Nutrição Animal - CNPGC

 
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
 
 
 
 
 Frutas | Curiosidades | Receitas | Fique Ligado | Contato
desenvolvido por VirtuaComm Soluões Internet